Entregar um projeto com qualidade, e satisfazer o cliente, com certeza te dará a chance de conseguir outros projetos e garantir um know-how importante para a busca de novos clientes, sejam eles do mesmo segmento ou não. Em tempos onde os recursos financeiros são escassos, com a recessão e o corte de investimentos em todos os setores, além de entregar um produto que atenda integralmente as necessidades do seu cliente, manter o projeto dentro do custo planejado deve ser a principal preocupação dos gestores.
Uma das maiores dificuldades para as empresas que vendem produtos e serviços de TI é entregar ao seu cliente uma solução que o deixe completamente satisfeito. Na maioria dos casos, o cliente apresenta o seu problema e baseia sua solução ideal levando em conta aquilo que ele quer, e não o que ele realmente precisa e, mesmo nessa fase tão precoce, o sucesso do projeto já pode estar em risco.
Desta maneira, saber utilizar as técnicas corretas para extrair toda a informação necessária do seu cliente, torna-se umas das tarefas mais importantes para que projeto atenda as suas expectativas. É preciso conhecer o dia-a-dia do seu usuário e entender como funciona o seu processo do começo ao fim, seja ele como for. Fazer reuniões longas e entediantes onde o usuário é bombardeado de perguntas, onde apenas ele fala e faz exigências, não é nada produtivo. A cada reunião, a tolerância dele será menor e a relevância das informações extraídas vai diminuindo.
Imagine que você é um ator e foi escolhido para o seu primeiro grande personagem, que tem um perfil completamente diferente do seu. Você precisará fazer laboratório na vida real, viver com pessoas que tenham aquele estilo de vida e incluí-lo em sua rotina para que, aos olhos dos expectadores, o seu personagem seja real. Usando esta analogia, quanto mais você souber a respeito da necessidade do seu cliente e quanto mais você conhecer e vivenciar o seu dia-a-dia, maior será o nível de detalhe que você conseguirá entregar à equipe que desenvolverá o projeto.
Todas as informações e detalhes extraídos durante esse processo de análise e definição dos requisitos estarão presentes durante o andamento do projeto. As informações extraídas servirão para todas as diferentes fases do projeto: aprovação dos stakeholders, desenvolvimento do sistema ou execução do serviço, teste e validação da solução, acompanhamento e controle de custos e prazos, dentre outras. Portanto, uma especificação bem detalhada e com textos que não deixam brechas para duplas interpretações, além de fazer toda a diferença para que o gestor saiba como direcionar cada membro da equipe durante o andamento do projeto, evitará retrabalhos e a perda de tempo para entendimento do projeto durante a sua execução.
Com isso, podemos concluir que investir em uma boa análise e especificação de requisitos trará benefícios que garantirão o bom andamento de todas as fases posteriores do projeto, permitindo assim, que o seu cliente fique satisfeito e que seu projeto seja um sucesso.
*Danilo Silva é coordenador de projetos da Art IT.
Fonte: COMPUTERWORLD