Quando você não consegue encontrar seu smartphone ou tablet, das duas, uma: ou você foi roubado, ou você o perdeu em algum lugar. No cenário otimista, alguém tentará devolvê-lo. Mas até então, isso não era tão fácil no Android.
Agora, se algum bom samaritano encontrar seu dispositivo perdido, está mais fácil entrar em contato com você.
Em junho, o Gerenciador de dispositivos ganhou o recurso de colocar uma mensagem na tela de bloqueio. Você podia então enviar um número de telefone para a pessoa ligar. Só que ela teria que gastar créditos – e se você pudesse pagar pela ligação?
A partir de agora, você pode:
- acesse google.com/android/devicemanager;
- clique em Bloquear;
- insira uma nova senha, e coloque um número de contato.
Vai aparecer um botão Ligar na tela de bloqueio. Basta que a pessoa toque nele para entrar em contato com você. (É preciso ter créditos na sua linha para isso funcionar!)
Mas encontrei um problema nisso: no meu Nexus 4, há dois apps para ligação: o Telefone e o Skype. Como não escolhi um padrão, o Android tenta perguntar qual app será usado. Mas, como ele está bloqueado por senha, não há como escolher: você precisa desbloqueá-lo antes – algo que um bom samaritano não poderia fazer. (Caso o Telefone seja o app padrão, tudo corre normalmente.)
Se você foi roubado, no entanto, o Google avisa: “entre em contato com as autoridades; não tente recuperar o dispositivo por conta própria”.
Vale lembrar também que o Gerenciador requer uma conexão de dados móveis ou Wi-Fi, e precisa que o aparelho esteja ligado – senão, os comandos só serão enviados quando ele estiver online novamente.
Há um ano, dispositivos com Android 2.2 ou superior receberam silenciosamente o Gerenciador de dispositivos, que permite localizar seu smartphone ou tablet, e apagar seu conteúdo remotamente.
Não é preciso baixar nenhum app adicional, mas você tem que ativar o recurso. O jeito mais fácil é abrir o app Config. Google, tocar em “Gerenciador de dispositivos Android” e ativar as duas opções disponíveis. Assim:
Você também pode instalar o app Gerenciador de disp. Android na Play Store. Ele tem os mesmos recursos da versão web, e permite localizar outros dispositivos Android. Ele ganhou recentemente um modo convidado: assim, um amigo pode usar o app para localizar o smartphone dele, por exemplo.
Fonte: GIZMODO Brasil