Comum entre os atletas, a cãibra é causada, principalmente, pela desidratação e deficiência de potássio
A cãibra é considerada uma das dores mais comuns entre atletas em geral. Trata-se de uma contração muscular involuntária que, por ser bastante dolorosa, é temida por todos aqueles que praticam atividade física, inclusive os que correm. A boa notícia, entretanto, é que ela pode ser facilmente evitada se o corredor seguir algumas recomendações básicas, como manter-se sempre hidratado e bem alimentado.
Devido ao organismo e musculatura ainda não estarem adaptados ao exercício, os corredores iniciantes tendem a sofrer mais com este problema por causa do maior número de microlesões que ocorrem na estrutura muscular. Além do corpo não estar acostumado, nessa fase inicial os corredores costumam não ficar muito atentos à hidratação e alimentação, o que pode desencadear as cãibras.
Algumas das principais causas para a cãibra são a deficiência de potássio na alimentação ou sua eliminação acentuada, alterações no metabolismo do cálcio e a desidratação. Aqueles que têm uma sudorese intensa precisam ter um cuidado redobrado, pois a chance de vir a ter uma cãibra aumenta devido a desidratação a perda de potássio pelo suor.
Evitar esse problema, entretanto, não é uma tarefa muito difícil. Recomenda-se aumentar a ingestão de alimentos que tenham alta concentração de potássio, como a laranja, tomate e banana, ingerir uma quantidade necessária de carboidrato antes e depois do treino, e, claro, ficar atento ao seu nível de hidratação ao longo do dia.
Caso o atleta venha a ter uma cãibra durante o treino, o melhor a fazer é interromper a atividade e tentar alongar bem suavemente o músculo afetado. A dor gerada pela cãibra não dura muito tempo, portanto, se ela persistir, procure um médico, pois pode ser que tenha sofrido uma lesão muscular que desencadeou a cãibra.
(Fonte: Roberto Ranzini, Ortopedista e Médico do Esporte, membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz)