O primeiro desafio para o corredor iniciante costuma ser uma prova de 5 km. Para que isso seja feito de forma confortável e saudável, é necessário tomar alguns cuidados na hora da preparação e também no dia da corrida. “Antes de tudo, a pessoa deve passar por um médico para garantir que está em condições físicas saudáveis”, explica Eduardo Bigarelli, diretor-técnico da Bigah Runner. Ter o acompanhamento de um profissional de educação física também é aconselhável.
Veja dicas para ir bem nos primeiros 5 km:
Treinamento
Durante os treinos, é necessário entender que o esforço físico deve ser confortável. “O exagero em relação à atividade física faz com o que corpo não acostumado não acompanhe a carga de treino. Isso pode resultar em lesões e desmotivar o atleta iniciante”, argumenta Bigarelli.
Na medida certa, os treinos deverão ser focados em volumes (ponderando sempre o limite do corredor) e tiros. Isso fará o corredor melhorar na prova e se sentir mais confortável durante a atividade. Aquecimento, alongamento e treinos educativos também são importantes, pois farão com que o corredor tenha melhor consciência corporal, evoluindo na execução do movimento e reduzindo o gasto energético.
Início da prova
Muitos corredores iniciantes se empolgam com o clima que as provas de rua oferecem, mas isso pode causar alguns problemas e atrapalhar o rendimento durante o percurso. “Empolgar-se demais nos primeiros quilômetros pode fazer com que falte gás para acabar a prova de maneira saudável. Temos que pensar em que condições se deve terminar a prova. Essa primeira experiência deve ser incrível, mas esse erro pode ser frustrante e causar traumas para enfrentar novos desafios”, alerta Bigarelli.
Estratégia
Alguns cuidados antes da prova também ajudam o corredor. Pesquisar a altimetria com antecedência é um deles. Chegar ao local da corrida 30 minutos mais cedo para realizar um aquecimento correto também é importante, assim como dormir bem nos dias anteriores e manter-se sempre hidratado.
Por lucastornioli